Friday, November 24, 2006

 

INTERACT NOW!



COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO HOUAISS
DISCIPLINA: LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS
TURMAS ENVOLVIDAS: 2010 E 2011 2ª SÉRIE TURNO: TARDE

PROFESSORA: IACY NUNES OLIVEIRA SANTOS - e-mail: iacyprof@hotmail.com
ATIVIDADE: INTERACT NOW!
HABILIDADES:
COTEJO DO ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA ÉPOCA ENTITULADO BLOGS, OS NOVOS CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA E DO ARTIGO TO BLOG OR NOT TO BLOG PUBLICADO N A REVISTA SPEAK UP E A PARTIR DAÍ A MONTAGEM DE UM BLOG PELOS ALUNOS.
A ATIVIDADE DE COMPARAÇÃO ENTRE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA ESTRANGEIRA, ENCONTRA SUSTENTAÇÃO NA PERSPECTIVA SÓCIO-INTERACIONAL DA LINGUAGEM, SEGUNDO A QUAL, NÃO BASTA ENSINAR AO ALUNO A LÍNGUA ESTRANGEIRA, SENDO NECESSÁRIO TAMBÉM DESENVOLVER-LHE O PENSAMENTO CRÍTICO, LEVANDO-O A REFLETIR SOBRE TEMAS DO MUNDO ATUAL ATRAVÉS DA LEITURA, COMPARAÇÃO E PROPOSTAS DE AÇÃO A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS, JORNAIS E DEMAIS MEIOS DE COMUNICAÇÂO CONCEITUADOS EM NOSSA SOCIEDADE E NO EXTERIOR.
OBJETIVO: INCENTIVAR A INCLUSÃO DIGITAL, DESENVOLVER A CAPACIDADE DE COLETA, INTERPRETAÇÃO E GERAÇÃO DE NOVAS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS, ALERTAR PARA OS EXCESSOS NO USO DA INTERNET.
DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO:
EM GRUPOS DE 05 ALUNOS CADA, AS TURMAS REALIZARAM A LEITURA DO ARTIGO EM INGLÊS TO BLOG OR NOT TO BLOG PUBLICADO NA REVISTA SPEAK UP;
OS GRUPOS BUSCARAM IDENTIFICAR:
O GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO INFORMATIVO
O AUTOR DO TEXTO: PIERS GRIMLEY EVAN
A DATA DA PUBLICAÇÃO DO ARTIGO: ABRIL DE 2004
OS GRUPOS TAMBÉM TIVERAM QUE APONTAR :
AS IDÉIAS PRINCIPAIS DO TEXTO:
DEFINIÇÃO DE BLOG, O DIÁRIO VIRTUAL COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, COMO CRIAR E MANTER UM BLOG
AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE LEITURA USADAS PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DO TEXTO: PALAVRAS TRANSPARENTES, CONHECIMENTO PRÉVIO DE PALAVRAS EM INGLÊS E CONTEXTUALIZAÇÃO.
2º MOMENTO:
A- LEITURA DA MATÉRIA BLOGS, OS NOVOS CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA, DA REVISTA ÉPOCA BUSCANDO IDENTIFICAR AS SEMELHANÇAS ENTRE O TEXTO E O ARTIGO EM INGLÊS DA REVISTA SPEAK UP;
B- APÓS A LEITURA, FORAM IDENTIFICADOS OS SEGUINTES PONTOS EM COMUM ENTRE OS DOIS TEXTOS:
COMO TUDO COMEÇOU (VER LINHA DO TEMPO – (P. 102)
O PODER DOS BLOGUEIROS (P.101)
ENTREVISTA COM UM EDITOR DE REVISTA DA ÁREA DE INFORMÁTICA (P.103)
COMO MONTAR E MANTER SEU BLOG ATUALIZADO (P. 104)
COMO CURIOSIDADE, O ARTIGO DA REVISTA ÉPOCA INDICA AINDA OS BLOGS MAIS VISITADOS NO BRASIL E NO MUNDO (P.98,99,100).
3º MOMENTO:
IDENTIFICADOS OS PONTOS EM COMUM, OS ALUNOS AINDA ORGANIZADOS EM GRUPOS, APRESENTARAM ORALMENTE SUAS CONCLUSÕES SOBRE O COTEJO REALIZADO, SEGUIDA DA DISCUSSÃO SOBRE OS ASSUNTOS ENFOCADOS.
COMPROVADA PELOS ALUNOS DURANTE O DEBATE, A RELEVÃNCIA DOS BLOGS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE PÓS- MODERNA, O PASSO SEGUINTE, FOI REUNIR INFORMAÇÕES NA INTERNET SOBRE COMO MONTAR UM BLOG ONDE FOSSEM FEITOS OS RELATOS DOS ACONTECIMENTOS INTERESSANTES OCORRIDOS EM NOSSA ESCOLA.
ASSIM, OS ALUNOS VISITARAM DIVERSOS SITES QUE HOSPEDAM BLOGS, DENTRE OS QUAIS DESTACAMOS OS SEGUINTES:
http://www.theblogger.com/
http://www.blogs.com.br/
WWW.AUDIOBLOG.COM
http://www.webbloger.com/
CONVENCIONOU-SE QUE OS RELATOS PODERIAM SER FEITOS EM INGLÊS OU EM PORTUGUÊS PARA FACILITAR O ACESSO DE TODOS OS ALUNOS.
SEGUE O ENDEREÇO DE NOSSO BLOG: WWW.CEANTONIOHOUAISSNOMUNDO.BLOGSPOT.COM
E-MAIL: ceantoniohouaiss@ig.com.br



MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA ÉPOCA, EDIÇÃO 428, PÁGINAS 96/105.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?